segunda-feira, 13 de julho de 2015

Bipolaridade musical - Playlist nº4

Lá vem a Moara de novo, com essas playlists que não acabam nunca... Sim, eu sei. Tem um monte, mas já estão acabando prometo. Dessa vez, o assunto é bipolaridade musical! Lembrando que as músicas estão organizadas de forma aleatória.

Playlist nº4 - Músicas bipolares

Diferentemente dos outros títulos, esse é difícil de deduzir. Mas músicas bipolares são aquelas que de repente mudam de ritmo e melodia, é basicamente isso.

  • "Mr. Blue Sky", Eletric Light Orchestra


Eletric Light Orchestra foi uma banda de rock britânica cujos início e final foram, respectivamente, em 1970 e 2001, contando com um breve período de hiatus entre 1988 e 2000. A banda foi integrada, ao todo, por aproximadamente 15 pessoas, mas o líder era Jeff Lynne. "Mr. Blue Sky" foi lançada em Janeiro de 1978, no álbum chamado "Out Of The Blue". Jeff, o compositor, disse que escreveu essa música pois está escuro e enevoado, e quando o Sol saiu viu-se inspirado. O começo da música é animado e nos lembra exatamente um dia ensolarado, parabéns por isso Jeff... Mas de acordo com que a música vai se aproximando de seu fim, vai ficando mais leve e triste, talvez até um pouco melancólica, como que a trilha sonora de um dia de sol cheio de divertimentos que acabou em cansaço e chuva. Mas não de uma forma ruim.


  • "Soldier On", The Temper Trap

Temper Trap é uma banda australiana de rock alternativo, iniciada em 2005. É composta por Dougy Mandagi, Toby Dundas, Lorenzo Sillitto e Jonathon Aherne. "Soldier On" foi lançada em 2009, no álbum "Conditions". A música fez parte da trilha sonora do filme "Eu Sou o Número Quatro" (que eu amo). Admito que, se essa música fosse uma pessoa, seu grau de bipolaridade é o mais fraco. Mesmo assim merece ser ouvida, é de fato uma música muito boa.

  • "Bohemian Rhapsody", Queen

Queen foi uma banda muito foda britânica de rock, fundada em 1970 e esteve ativa até 1991. Nem precisava mencionar o imenso sucesso que fizeram ao redor do mundo, e que de certa forma ainda fazem. Devo destacar que amo "Under Pressure", que é resultado de uma colaboração entre Freddie Mercury e David Bowie. "Bohemian Rhapsody", do álbum "A Night At The Opera", foi lançada em Outubro de 1975. Deixando sua letra intrigante de lado, essa música está no nível mais sério de bipolaridade, pois muda várias vezes de melodia. Dessa playlist é minha música favorita.

  • "Elephant Gun", Beirut

Beirut é uma banda/orquestra de música indie, iniciada em 2006, e liderada pelo norte-americano Zach Condon. "Elephant Gun" faz parte de um EP de mesmo nome, lançado em Junho de 2007. Até pouco tempo atrás essa música era um tabu pra mim, nem mesmo podia ser mencionada. Ela me traz uma tristeza e angústia. Talvez até então eu não estivesse "pronta" para o que ela me faz pensar. Sua melodia, bipolar, começa simples (uma voz e um intrumento não-identificado que parece um cavaquinho) e vai aumentando de intensidade e euforia, até que volta a ser simples como antes. De certa forma isso me faz pensar na vida, e em como ela começa simples e limitada até que vamos envelhecendo e nossos mundos vão se enchendo de experiências e afins, então finalmente tudo passa a ser solto e vamos nos simplificando, como que nos preparando para a morte. Também me lembra da efemeridade das coisas. Por isso essa música merece uma medalha.

E isso é tudo pessoal, beijos de luz ;*

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...