segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Mr. Robot

Olá! O post de hoje será sobre essa série que estreou no início desse ano e muita gente (incluindo eu) a considera p a k a s: Mr. Robot! A série é transmitida pela emissora USA Network e, antes mesmo de seu primeiro episódio ser exibido, foi renovada pra 2ª temporada (saca só).

A série foca em Elliot Alderson, o programador antissocial de uma empresa de segurança cibernética, que se "aproxima" de todas as pessoas ao seu redor hackeando suas vidas e, de certa forma, as protegendo. Um dia, Elliot conhece o misterioso Mr. Robot  e o grupo hacker-anarquista "fsociety", que tem como principal missão derrubar grandes corporações, incluindo a ECorp (ou Evil Corp, como é chamada pelo protagonista), uma das empresas que Elliot deve proteger no seu emprego.

Apesar de parecer um tema "vencido", a trama é genial desde o seu eficiente piloto, onde somos apresentados aos personagens e percebemos que é uma história complexa, que exige nossa total atenção. Os diálogos são cheios de termos técnicos, o que poderia significar um "putz, muito difícil de entender, não é pra mim". Mas, eles conseguem nos prender pois são bem escritos e ousados, como as falas do Elliot criticando grandes empresas, redes sociais e tudo que "bomba" hoje em dia. 

Inclusive, o que me deixou interessada nessa série foi uma dessas falas que eu claramente achei que devia escrever aqui (é meio grande, mas vale a pena ler):

"O que me decepciona tanto na sociedade? Não sei. Será porque todos achamos que Steve Jobs era um grande homem, mesmo sabendo que ganhou bilhões explorando crianças? Ou talvez porque nossos heróis são uma farsa. O mundo inteiro é só um grande boato. Assediando uns aos outros com comentários imbecis disfarçados de opiniões, e as mídias sociais que fingem promover intimidade. Ou será porque votamos nisso? Não através de eleições fraudadas, mas com nossas coisas, propriedade, nosso dinheiro. Isso não é novidade. Sabem por que fazemos isso. Não é poque Jogos Vorazes nos faz felizes, mas porque queremos ficar sedados. Porque é doloroso não fingir, porque somos covardes. Foda-se a sociedade."

                                                          -Mr. Robot - e01xs01

Isso foi simplesmente incrível e, pra mim, é impossível abandonar uma série com diálogos sensacionais como esse. E como eu disse: é um série ousada. O tempo todo ela critica e abre certas teorias da conspiração para pensarmos. Elliot sempre comenta sua insatisfação com o sistema, com o controle e a vigilância que nos ronda, sobre o modo "robótico" como vivemos e como somos cheios de falhas.

Outro ponto positivo foi, obviamente, o elenco. Rami "beautiful cinnamon roll" Malek construiu um Elliot incrível e que, apesar de não demonstrar muito afeto pelas pessoas, é muito frágil e emotivo em relação à elas (e eu particularmente quero protegê-lo a qualquer custo). Além dele, temos Christian Slater (<3) como Mr. Robot, um cara que a gente sabe zero coisas sobre mas que mesmo assim gosta; Carly Chaikin como Darlene, uma personagem auto-destrutiva e que faz tudo pra ajudar na missão do fsociety; e Martin Wallström como Tyrell Wellick, um caro loko e louco (há diferenças) e que faz de TUDO pra conseguir mais poder (apesar de ter 0 controle sobre isso).
Someone help Elliot Alderson!!!!
Pode ser que você termine um episódio e fique meio "QUE", mas se passar um tempo pensando nisso, vai criar uma teoria, sua própria conclusão, e ficará curioso pra saber se o que você pensou estava certo ou não. E é exatamente isso que os criadores pretendiam: fazer com que a gente pare e pense sobre a sociedade, o modo como vivemos, o que consumimos e todo o sistema que, querendo ou não, nos controla. ~dicas~

Enfim, essa série é genial e com certeza uma das melhores do ano (ou a melhor, né). Recomendo que vocês assistam prestando atenção em tudo, e PENSEM, porque esse é o objetivo da série, claramente.
E é isso! Se você assistiu, gostou e criou alguma teoria (amo), comenta aqui!
Beijos e até a próxima <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...