terça-feira, 10 de maio de 2016

Capitão América: Guerra Civil

Olá! O post de hoje é sobre o que vinha sendo chamado (e acredito que seja verdade) de o filme mais aguardado do ano: Capitão América: Guerra Civil. O filme, baseado nos quadrinhos da Marvel, foi dirigido pelos irmãos Joe e Anthony Russo e tem no elenco Chris Evans, Robert Downey Jr. Sebastian Stan, Chadwick Boseman e Scarlett Johansson

Nos quadrinhos, a tal "Guerra Civil" se inicia após um incidente com super-heróis ter ceifado a vida de várias pessoas, incluindo crianças. Com isso o congresso americano resolve criar a Lei de Registro de Super-Humanos, onde esses passariam a trabalhar para o governo e teriam suas identidades secretas reveladas à população. Essa lei divide todos os super-heróis, incluindo o Homem de Ferro, que é a favor, e o Capitão América, que é contra. E assim começa o arco de histórias.
No filme, o incidente é "causado" pela Feiticeira Escarlate, o que gera o Tratado de Sokovia (em referência aos fatos ocorridos em Vingadores: A Era de Ultron). Tony apoia, Steve não etc. Porém, durante a assinatura do Tratado, um atentado acontece e a culpa é colocada em cima do Soldado Invernal, também conhecido como Bucky Barnes, o melhor amigo do Capitão na época da 2ª Guerra. Steve começa, então, uma busca pelo amigo, a fim de impedir que ele seja morto, e por isso, acaba entrando em conflito com Tony.
Apesar de ser uma adaptação, o longa tem apenas alguns elementos da HQ - e esses elementos são meio que "figurantes" de toda a trama. Tony Stark e Steve Rogers se enfrentam e a lei (aqui, o Tratado) aparece, porém o real motivo mesmo de todo o conflito é: o Soldado Invernal. A coisa não é nem por não ser tão fiel às coisas importantes das HQ's, porque se compararmos o Universo Cinematográfico da Marvel com os quadrinhos vemos que uma parte dos fatos estão "errados". Porém, eu acredito que a empresa se apressou em colocar a Guerra Civil nos cinemas. Ainda tinha muito "terreno" pra preparar e muito personagem pra apresentar. No final, o verdadeiro motivo - o Tratado - é esquecido.

Porém, como filme, ele me agradou muito. Foi tudo muito dosado, tendo as cenas de humor certas para o momento, diferente de Vingadores: Era de Ultron, que tinha piadinhas erradas feitas em momentos errados. A parte "comédia" era carregada principalmente pelo Homem-Aranha, cujo anúncio no filme aumentou em 100% o hype de todos para a produção. Posso dizer que a missão foi bem sucedida e, apesar de nos quadrinhos o papel do "Cabeça de teia" ser mais importante do que foi retratado, Tom Holland (fofuxo) fez um ótimo Peter Parker, inteligente, sagaz e um ótimo alívio cômico no meio de toda a tensão da história.
O drama esteve presente na relação de Steve e Bucky, já que o último era a única coisa que restava do passado do Capitão e defendê-lo era como defender tudo o que os dois viveram juntos. Outra parte emocionante da trama foi, obviamente, o conflito entre os Vingadores. A direção conseguiu mostrar perfeitamente os dois lados da história e também os motivos de cada personagem. Tudo isso fez o filme brilhar, com certeza.
Entretanto, a estrela do filme, pelo menos pra mim, foi o Pantera Negra. O personagem roubou a cena e Chadwick Boseman fez um ótimo trabalho interpretando o rei de Wakanda, T'challa, com toda sua soberania e força. Só a presença do personagem já impunha o poder dele e era como se todas as luzes fossem diretamente para ele, não importando quem mais estivesse ao redor. Em outras palavras: T'challa, eu te amo.
Sinceramente, que homem
Os irmãos Russo conseguiram trabalhar muito bem, fazendo com que o lado de cada personagem fosse mostrado de maneira bem clara e que o público soubesse os motivos de cada um (o que é muito importante nesse evento). Acredito que ainda é muito cedo para falar que Guerra Civil é o "melhor filme da Marvel" (está em terceiro lugar, pra mim), porém o bom desempenho, tanto na direção, mostrando bem os ideais dos personagens, quanto na atuação, que passou isso ao público, mostram que a Marvel começou muito bem a 3ª fase de seus filmes.
E teve essa famigerada cena <3
Ah! É bom avisar, caso você não tenha visto o filme, que o longa tem duas cenas pós-créditos muito boas e que mostram um pouco do futuro da Marvel nos cinemas! Então, não saiam da sala antes de acabar tudo mesmo :)
E logo abaixo, o trailer:
E aí? Gostaram? Vocês são #TeamCap, #TeamIronMan ou #TeamNenhum? Acho que devo informar que eu sou #TeamCap até os dentes (mas gosto de vocês independente do time, hahahah). Ah, curtam e compartilhem porque isso nos deixa muito felizes :)
Beijos e até mais <3

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...